quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que é Retina Ready?

Rapidamente explicando, Retina Ready significa que as telinhas de nossos aparelhos irão mostrar imagens mais nítidas.

Muito bom! Mas e dai? Não era mais fácil simplesmente informar que a tela é mais nítida?
Esse é o ponto! A nitidez na tela é uma consequência de uma nova tecnologia!

Retina Ready é um termo criado pela Apple com o advento do iPhone 4, e está relacionado ao tamanho do display que é de 3,5 “ com resolução de 960x 640 pixels.

Esclarecendo um pouco, pixel = quadradinho, ou seja, 960 x 640 pixels significa que no iPhone 4 existem 960 quadradinhos de altura por 640 quadradinhos de largura. Cada quadradinho pode assumir milhares de cores diferentes. Quando alinhadas as cores e os quadradinhos conseguimos ver uma imagem formada na tela de nosso dispositivo, como abaixo:


Podemos distinguir a figura ao lado e reconhecemos que é o Sonic (personagem dos games), porém ele não está tão nítido, porque existem poucos pixels formando a imagem.


Veja a diferença quando existem mais pixels para formar o desenho. Também são apresentadas mais cores, permitindo que a imagem tenha a sensação de profundidade graças as diferenças de tonalidade azul presentes.

Um site programado para Retina Ready irá exibir imagens mais nítidas e vivas. 
O objetivo é melhorar a experiência do usuário e fazer com que a qualidade da imagem da tela e da impressão sejam a mesma.



Existe uma resolução ideal, onde o olho humano não se esforça para distinguir pixels individuais e tem a melhor sensação de que a imagem é real.

Boas técnicas e algumas ferramentas podem contribuir para melhorar a visualização do seu site.

É função do programador deixar o site mais nítido, e com isso com uma aparência moderna e realística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário